cuidados maquinas de sorvete

Cuidados Importantes para o bom funcionamento da sua máquina de sorvetes

Para conseguir que sua máquina funcione da melhor forma e consiga extrair dela a sua maior eficiência e rendimento, alguns cuidados são importantes, aqui vamos listar alguns deles.

Instalação elétrica

Nunca esqueça de verificar se a tensão do seu equipamento é compatível com a do seu estabelecimento, para isto verifique esta informação na sua conta de energia.

Peça a um eletricista que verifique se a tensão que está chegando ao seu equipamento é a correta. Por exemplo: energia monofásico 220V, se a energia que está chegando ao seu equipamento tem variação superior a 10% de diferença tanto para mais quanto para menos, ou seja, inferior a 198V ou acima de 242V, passando esses limites ela irá se desligar, ou até queimar. Outro item que deve ser observado é quanto o cabeamento de alimentação  que deve estar em perfeito estado e ser da espessura e características indicadas pelo fabricante do equipamento, assim como os disjuntores a serem utilizados, que no caso das máquinas Cremorella o indicado são disjuntores curva c bipolares de 25 amperes para máquinas monofásicas 220V e disjuntores tripolares de 25 amperes para as trifásicas.

Local de instalação da sua máquina

Nunca deixe seu equipamento exposto a raios solares e sujeira para que não perca eficiência. Deixe um espaço entre as laterais e parte traseira do equipamento para circulação de ar de no mínimo 30cm. No caso das máquinas de bancada, coloque-as sempre sobre uma mesa e bancada de qualidade feitas para suportar bastante peso, lembre-se que elas têm mais de 100kg.

Higiene e limpeza

Recomendamos fazer a limpeza total da máquina (todas as peças) diariamente ou pelo menos a cada 48 horas para garantir assim que qualquer tipo de bactéria tenha contato com a calda e para que seu equipamento funcione em perfeito estado. A cada 6 meses pelo menos faça uma limpeza do condensador, se o local onde a máquina se encontra for um local com muita poeira reduza este tempo para 1 mês. No manual de instrução da sua máquina, caso seja da Cremorella você encontra a informação de como fazer esta limpeza.

Nível de calda

Procure manter pelo menos 1/3 de calda nas cubas, ou seja, para cubas de 9litros pelo menos 3 litros em cada cuba para evitar o congelamento do sorvete, caso o mesmo ocorra, coloque sua máquina no modo degelo e aguarde 10min. Então reabasteça as cubas e volte a servir, nunca devolva as cubas o sorvete que não estiver líquido, pois isto pode obstruir a passagem da calda.

 

Manutenção preventiva

Sempre que fizer a limpeza da sua máquina verifique como estão as borrachas de vedação, recomendamos inclusive que se tenha um jogo sempre em estoque no seu estabelecimento, pois são peças baratas e que de tempos em tempos precisarão ser trocadas para garantir uma vedação perfeita do seu equipamento, evitando assim vazamentos inesperados.

Caso identifique qualquer anormalidade em seu equipamento, consulte um técnico autorizado.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *