Food Trucks Sorvetes

Food Trucks ganham cada vez mais espaço no mercado de alimentação

A vida corrida de hoje em dia faz com que pessoas procurem por soluções práticas que otimizem sua rotina. Uma delas é um modo para alimentação rápida e barata. É aí que surgem excelentes oportunidades de mercado para as entregas delivery e food trucks.

 Food Truck pode ser definido como um restaurante ou lancheria móvel, de pequenas dimensões, sobre rodas, que comercializa alimentos diversos em algum ponto fixo (mediante autorização e alvará) ou de forma itinerante.

Veja abaixo algumas vantagens dos food trucks:

Mobilidade

Uma das maiores vantagens deste tipo de negócio está no fato do empreendedor poder “carregar” seu restaurante aonde for, e ainda assim, manter um ponto fixo. Um exemplo disso são os Food Trucks que mantêm um ponto fixo, mas também participam de eventos, feiras e festivais.

Caso opte por um ponto fixo, escolha locais com um bom fluxo de pessoas, como próximo a bancos, escolas, empresas, lojas, praças, postos de gasolina e casas noturnas (boa opção para atendimento à noite). Fique atento, pois o local precisa ser de fácil acesso.

Mercado em constante crescimento

O mercado de food service é um segmento em crescimento no Brasil, trazendo um novo conceito de lazer e gastronomia em espaços públicos.

Na última década, esse setor brasileiro movimentou mais de 170 bilhões de reais ao ano, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB). Este é um setor, que assim como o de sorvete expresso não sofre com a crise pelo fato de ter um custo baixo.

Mas como em todo tipo de negócio, para ter sucesso, não é necessário somente que o mercado queira o seu tipo de produto, é uma gama de fatores que irão determiná-lo e citamos abaixo alguns importantes:

Diversificação de produtos

Os food trucks permitem a comercialização de diferentes tipos de alimentos como hambúrgueres, comida italiana, comida chinesa, pratos fit, cachorro quente, crepes, churros, sorvete expresso, sorvete em rolo, milk shake, doces, açaí entre outros.

Para escolher quais alimentos irá comercializar estude o seu ponto, os hábitos de consumo das pessoas que circulam por ali, poder aquisitivo e se achar interessante comercialize também opções para quem tem algum tipo de restrição alimentar (glúten, lactose, vegan entre outros).

Mas não esqueça de estudar fatores como praticidade para o preparo, e necessidade de espaço físico, principalmente se for trabalhar sozinho ou com poucos funcionários. Dos alimentos comentados acima sorvete expresso, milk shake, açaí e crepes são os mais práticos e com menor tempo de preparo.

 

Beleza e Higiene

Fatores como beleza e higiene são fundamentais em qualquer negócio, mas quando se fala em alimentação são indispensáveis. Atualmente, se encontram muitas empresas especializadas em projetos (montagens e parte gráfica) para food trucks o que facilita muito para quem deseja colocar um número maior de equipamentos num pequeno espaço. Outro fator importante são as embalagens que irá usar para servir o seu produto, elas precisam ser práticas e de fácil manuseio tanto para quem for comer no próprio local, quanto para quem for levá-la.

Legalização

As exigências para legalização de um food truck mudam de estado para estado e de município para município. Portanto, procure um contador e a secretaria de atendimento a pessoa jurídica do seu município.

Para mais informações sobre legalização acesse o site do SEBRAE clicando aqui!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *