Organizacao e Controle em Sorveterias

Como controle e organização podem fazer a diferença na sua sorveteria.

Assim como em qualquer outro negócio, fatores como controle e organização são alguns dos principais responsáveis pelo sucesso de um empreendimento. Quando falamos em controle e organização não estamos falando apenas no saldo das contas e ambiente organizado, mas de todos os fatores que de alguma forma os afetam. Abaixo destacamos alguns itens que são importantíssimos neste processo.

Controle de Caixa

Mas como faço controle de caixa (fluxo de caixa)? Através do lançamento de todas as Notas Fiscais de compra, venda e suas projeções (receitas – despesas). O controle do saldo das contas deve ser diário com a conferência, baixa e lançamento de  tudo o que foi pago e recebido. Existem várias ferramentas que podem auxiliar nesse processo, seja um sistema ERP ou um controle em planilha de Excel.

Para facilitar você pode começar a sua projeção de caixa inicialmente para o período de 3 meses e depois ir ampliando para 6 e para 12 meses. Não se esqueça de levar em conta os meses de sazonalidade (alteração no volume de vendas).

É importante não misturar as contas do seu negócio com as suas contas pessoais.

Estoque

Em qualquer tipo de negócio um controle efetivo de estoque se faz necessário. É muito importante saber quanto tempo você leva em média para consumir todos os seus insumos (materiais e ingredientes) e quanto tempo precisa para conseguir repor. Se você fizer um bom planejamento de estoques evitará desperdícios com ingredientes que podem ficar inadequados ao consumo devido ao prazo de validade e aplicará de forma mais eficiente os seus recursos financeiros.

Relatório de Vendas

Ter um controle diário de suas vendas é de extrema importância para uma boa gestão de caixa e controle do estoque. A máquina de sorvetes da Cremorella lhe permite extrair esta informação, o que chamamos de duplo contador. A função duplo contador de sorvetes, milk shakes, açaí, entre outros, permite que você tenha o número exato dos produtos extraídos na função servir e na função limpeza, lembrando que o número da função limpeza não deve entrar no seu relatório de vendas,  pois não são produtos vendidos que geraram receita.

Receita do Produto

Ter uma receita escrita de cada tipo de produto evita desperdícios de ingredientes e garante a padronização do seu produto, o que é um fator muito importante para o seu negócio. Mas, para que a receita do seu sorvete, milk shake ou de qualquer outro produto que  irá servir seja eficiente é necessário que sejam usadas exatamente as quantidades e ingredientes descritos ali, assim como cada parte do processo do modo de preparo. Desta forma, terá a segurança de que mesmo mudando a pessoa que irá preparar a receita, a qualidade do seu produto será mantida.

Treinamento de funcionários

Se você possui funcionários em sua sorveteria ou negócio eles precisam ser treinados para que você tenha a garantia que seus produtos irão manter o padrão e que o seu cliente será atendido da melhor forma possível. Além do treinamento, aconselhamos que você tenha todos os procedimentos escritos para que seu funcionário possa ler e consultar sempre que necessário.

Planejamento de cardápios

Mesmo os maiores consumidores de sorvete sendo países frios, no Brasil ainda existe a cultura de que sorvete é um alimento para ser consumido em estações de temperaturas mais quentes. Você pode fazer um planejamento e estudo de quais produtos poderiam ser adicionados ao seu cardápio em períodos de temperaturas mais baixas. Existem inúmeras opções, como crepes, sopas, chocolate quente, churros, hambúrguer, sanduíches, sobremesas como petit gateau entre outras.

Higiene e Limpeza

Um ambiente limpo e organizado faz toda a diferença, principalmente quando se fala em produção e consumo de alimentos. Procure manter sempre a sua sorveteria limpa, organizada e todas as máquinas e equipamentos onde serão preparadas ou armazenados o seu produto higienizados, siga sempre as normas de vigilância e segurança sanitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *